quarta-feira, 24 de junho de 2009

Foi Apenas um Sonho !!


Ontem comprei o DVD do filme que mais gostei dos últimos tempos e resolvi postar um texto que escrevi depois de ver esse filme. Assim que vir meu DVD e se tiver outras percepções postarei novamente, lá vai :




Essa semana no meu momento de ir em busca dos filminhosOscarizáveis” que estão disponíveis no circuito comercial , para a minha surpresa me deparei com um filmaço que me deixou anestesiada com uma sensação de dor e desencanto :

FOI APENAS UM SONHO - Leonardo Dicaprio e Kate Winslet

Mesmo não curtindo o Dicaprio, acho que rola um preconceito pela cafonice do Tinanic, esse filme nunca me falou ao útero… Por mais que eu tenha visto algumas atuações melhores dele , não levava a menor fé em algo sólido,mas alguns amigos já tinham me indicado esse filme e como ele fazia parte da minha lista da semana, fui com um milkshake enorme e com minha expectativa inversamente proporcional a ele, logo de cara já que mudaria completamente meu conceito, o fime é sensacional, com atuações perfeitas , já esperada da Kate Winsle . A premissa está na inquietação do ser humano e como nós insistimos em nos iludir com nossas próprias crenças e valores, tendendo a acreditar, ou pior, aceitar padrões e porta –retratos (não sei se tem hífen.rs) com sorrisos largos e abraços treinados…

Ambientado na década de 50, com uma belíssima trilha sonora e figurinos perfeitos, entre cenas excelentes e outras (poucas) criadas para preencher lacunas e ainda a exaltação de silêncios absolutos (adoro a clássica cara de constrangimento causada pelo silêncio entre duas pessoas) ,o filme se desenvolve acerca de um relacionamento de um casal e sua melancólica vidinha de propaganda de margarina com água potável saindo da pia da cozinha (normal nos EUA, eu sei…mas adoro essa possibilidade !!) e um enorme vazio existencial aprisionado pela rotina provinciana que de tão igual e imutável se torna caricata.

O filme é dividido em dois tempos, ou melhor em duas visões ao mesmo tempo,com a narrativa masculina na sua simplicidade involuntária, felicidade angustiada com direito a inserções de egoísmos e auto afirmação infantil e a narrativa feminina corroída pela sensação de uma vida desperdiçada sem lugar para sonhos e devaneios e a obrigatoriedade do contentamento e valorização da segurança e conforto adquiridos mesmo que não sendo como previsto.

Destaque para uma das cenas finais, a do café da manhã do casal após um momento difícil e a expressão de alívio confuso do Leonardo Dicaprio, uma das melhores cenas dos últimos tempos.

O filme vale a pena ser visto e provalvelmente cada um terá uma leitura diferente, que poderá ser contrária a minha . Mas esse é lance bacana da arte, não é mesmo ??




Carol Pimentel 11/02/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário